Após intensa reivindicação por parte dos aeronautas, o Ministério da Saúde informou em nota publicada na terça-feira (25) que a vacinação de trabalhadores dos setores portuário e aéreo (companhias aéreas e prestadores de serviço) começará nos próximos dias. A informação foi reforçada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que confirmou o dia 28 de maio como data de início da imunização no Estado para os trabalhadores que atuam nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos.
Ainda na noite de terça começou o envio das doses para vacinação de mais de 202 mil pessoas nestes dois grupos, em todo o Brasil. Segundo o Ministério, as doses serão da vacina AstraZeneca/Oxford e contemplarão, neste primeiro lote, 78% dos trabalhadores do setor aéreo com a primeira dose.
Recomenda-se aos aeronautas que fiquem atentos aos comunicados feitos pelas companhias aéreas nas quais trabalham, bem como às informações sobre vacinação fornecidas pelos governos municipais.
Para se vacinar será necessário dirigir-se a um dos locais indicados e apresentar um documento que comprove a situação de trabalhador empregado em companhia aérea.
Atuação da ASAGOL
O início da vacinação dos aeronautas é uma ação esperada desde dezembro do ano passado, ocasião na qual a ASAGOL enviou sua primeira solicitação de celeridade na imunização dos tripulantes ao Ministério da Saúde.
O pedido foi reforçado em abril deste ano quando, por iniciativa da ASAGOL, foi enviado novo ofício ao Governo Federal. Na ocasião, a ASAGOL contatou as entidades representativas da categoria, empresas, órgão regulador e demais partes interessadas, tendo o ofício com todo com o apoio da ABRAPAC - Associação Brasileira dos Pilotos da Aviação Civil Condutores de Avião, ATL – Associação dos Tripulantes da LATAM Brasil, AOPA BRASIL – Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves, ABTAER - Associação Brasileira de Empresas de Táxi Aéreo e Manutenção de Produtos Aeronáuticos, SBMA – Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial, TOTAL Linhas Aéreas S/A e VOEPASS Linhas Aéreas.
Tendo em vista a importância da imunização dos tripulantes, a ASAGOL reitera seu posicionamento a favor da vacinação de todos os aeronautas brasileiros, e espera que ela contemple o mais breve possível toda a categoria.
Faça sua parte, vacine-se!
Com a tão aguardada notícia do início da vacinação dos aeronautas nos próximos dias, reforçamos a recomendação para que todos fiquem atentos aos comunicados feitos pelas companhias aéreas e pelos governos municipais sobre o atendimento à categoria.
A ASAGOL também manterá todos informados por meio dos seus canais de comunicação. Fique atento e busque os postos de vacinação tão logo estejam disponíveis para imunizá-lo!
Comentários