Caro(a) Associado(a),
O Sindicato Nacional dos Aeronautas, as Associações ABRAPAC, ASAGOL e ATT e o Governo Federal, representado por SAC, ANAC e DECEA, lançaram na última semana uma campanha nacional voltada a estimular o reporte de balões pelos pilotos.
Motivada pelo crescente número de ocorrências com balões não tripulados nos céus brasileiros, a campanha tem como principal objetivo a coleta de dados que servirão de base para o desenvolvimento de ações de prevenção pelo CENIPA.
Sua eficácia repousará, portanto, na atitude proativa dos pilotos que deverão reportar as ocorrências através dos sistemas AQD e ASR das empresas informando a fase do voo, a altitude e posição em que o balão foi avistado, características do artefato e qual foi o efeito causado ao voo (desvio, arremetida, RTO, etc).
Fruto de uma parceria entre Sindicato, Associações e Órgãos Governamentais visando o combate ao Perigo Baloeiro, a campanha estimulando o reporte dos balões não tripulados deverá ser seguida por ações de conscientização pública e pela elaboração de um manual para as forças de segurança visando incentivar a fiscalização.
Participe, ajude a reforçar a segurança dos céus brasileiros através do reporte!
Diretoria da ASAGOL
Komentarze