Galeão, 1969. Na foto, dois símbolos da aviação comercial em todos os tempos: 707 e PanAm. Vale lembrar que a PanAm foi a primeira empresa aérea a ligar o Brasil aos EUA, ainda nos anos 30.
Outro detalhe que vale a pena mencionar diz respeito ao avião que o olhar atento deve ter notado no plano de fundo da foto: um Vickers Viscount da Vasp.
O Viscount da companhia paulista foi o primeiro avião com motores a turbina (turbo-hélice) a operar no Brasil. Haja história!
📸 Nosso obrigado ao amigo Vito Cedrini por mais esse relato histórico em forma de fotografia!
Você também pode participar do quadro #MemóriaAeronáutica! Basta mandar uma imagem histórica (ou que conte uma história) para a gente via WhatsApp, e-mail ou direct, do jeito que você quiser. O importante é participar!
Uma curiosidade: os primeiros Boeing's 707 a voar comercialmente de 1957 até 1960 não tinham as tão conhecidas escorregadeiras infláveis (scape slide) acopladas nas portas principais (1L/R, 2L/R).
Na época do seu projeto, igualmente ao Douglas DC 8, a legislação da FAA tinha como alternativa as atrapalhadas e ineficientes lonas com argolas empregadas no Constellation e DC 7.
Só recordando que a base do projeto dos 707 em se tratando de largura e altura da cabine e galleys é absolutamente semelhante aos 727 e 737 (todos até hoje).
Como a distância do piso até o chão ficava acima de 2 metros, semelhante a legislação de hoje, foi-se desenvolvido um mecanismo revolucionário para a época; uma caixa que ficava acima da…