A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) finalizou a substituição de todo o sistema de pouso por instrumentos do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU). O sistema orienta as aeronaves que se aproximam de uma determinada pista, ajudando principalmente em condições meteorológicas adversas.
Para não atrapalhar a rotina do aeroporto, foi feita uma análise do histórico de tráfego aéreo e da meteorologia do local. Assim, foram escolhidas a época com a melhor condição climática e o menor movimento de aeronaves para as substituições dos ILS, feitas uma por vez.
O engenheiro Carlos Eduardo Moreira Ramos Schaefer, da Divisão Técnica da CISCEA, falou sobre a operação:
“Por uma questão de segurança e confiabilidade, todo auxílio à navegação aérea é submetido a uma série de testes técnicos antes de ser disponibilizado para a aviação em geral".
Os novos ILS também agregarão novas funcionalidades, como a capacidade de supervisão técnica à distância. Essa tecnologia possibilitará que as equipes de manutenção monitorem e realizem ajustes remotamente caso necessário.
O Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues, também comentou:
“A substituição dos ILS por modelos mais modernos permite manter a confiabilidade e a segurança nas operações aéreas dos aeroportos. Além disso, uma maior disponibilidade destes sistemas nos pousos, devido à menor quantidade de intervenções nos equipamentos para manutenção”.
A atualização e substituição foi iniciada em 2019, contando com o apoio de diversas instituições, como o DECEA, GEIV, GRU Airport e INFRAERO.
📰 Fonte: Contato Radar.
📷 Foto: Divulgação.
Comments