
Na última quinta-feira (27/03), a Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH) reuniu seus membros em um encontro híbrido – presencialmente na sede da ASAGOL e de forma online – para debater os avanços em pesquisas sobre os impactos da fadiga na aviação.
A reunião contou com apresentações que analisaram a relação entre fadiga, desempenho cognitivo e previsões de modelos matemáticos baseados nas rotinas reais de trabalho dos aeronautas brasileiros.
A primeira apresentação foi o projeto de doutorado a ser desenvolvido por Fernanda Tiemi Nakashima Ferreira (doutoranda do Instituto de Biociências da USP), no qual irá abordar os efeitos da fadiga sobre o desempenho cognitivo, trazendo avaliações comportamentais e eletroencefalográficas aplicadas à aviação civil brasileira. O projeto também irá auxiliar na continuidade da pesquisa do Fadigômetro.
Na sequência, Eduardo Pena Pessini (mestrando do ITA) falou sobre a customização dos parâmetros do SAFTE-FAST, considerando os hábitos de sono e rotinas de trabalho dos aeronautas no âmbito do Projeto Fadigômetro.
A terceira apresentação foi feita por Eduardo Furlan e Tulio Rodrigues, representando a ASAGOL, que trouxeram um estudo sobre fadiga e sonolência de pilotos brasileiros, com previsões do modelo SAFTE-FAST pautadas em medidas de actigrafia e escalas reais. Os dados apresentados foram baseados em pesquisa de doutorado da Dra. Izabela Tissot, da ANAC.
Por fim, a CNFH deliberou sobre um Informativo que pretende apresentar na próxima plenária do CNPAA, no mês de maio deste ano.
Participaram da reunião os seguintes membros da CNFH: Cmte. Alexandre Simões (ATL), Sr. Alfredo Menquini (Anivia Linhas Aéreas), Prof. Dr. André Frazão Helene (IB-USP), Sra. Angélica Escabora (LATAM), Cmte. Augusto Dalazen (Azul), Sr. Eduardo Furlan (ASAGOL), Sr. Eduardo Pessini (ITA), Profa. Dra. Frida Fischer (FSP-USP), Sra. Fernanda Ferreira (IB-USP), Dr. Flávio Suto (SBMA), Dra. Izabela Tissot (ANAC), Sr. João Lisbôa (SNA), Sr. Lucas Costa (GOL), Sr. Maurício Pontes (ABRAPAC), Sra. Monica Sato (Anivia Linhas Aéreas) e Ten. Rafaela (FAB).
Comments