FADIGA, UM PROBLEMA DE TODOS
Seguindo os passos dos principais mercados do mundo, o Brasil tem trabalhado na conscientização de aeronautas, companhias aéreas, público e autoridades para a importância de também aqui serem estabelecidas regras que permitam o gerenciamento dos riscos da fadiga sobre as tripulações e, consequentemente, sobre a segurança operacional. E o primeiro passo já foi dado.
Para destacar o que está sendo feito no país e no exterior para mitigar os problemas relacionados à fadiga publicamos em nosso site um texto com as mais recentes informações sobre o assunto. Saiba mais clicando aqui.
REDUÇÃO DE VALORES - PIT/PPCM
Honrando o compromisso assumido na reformulação dos Planos PIT/PPCM informamos que os dados preliminares obtidos neste início de ano indicando queda na sinistralidade foram confirmados, permitindo um reajuste para baixo nos valores cobrados já a partir de março.
A redução contempla Comandantes, Copilotos e Comissários, com especial destaque para os Planos PIT II e PPCM II de Copilotos (-29,4%) e Comissários (-31,6%), conseguida graças ao incremento substancial no número de participantes dos planos observado nos dois primeiros meses de 2015.
Cabe ressaltar que o número de adesões e participantes é fator preponderante na definição dos valores de cobrança aplicados aos Planos, e sendo observada uma continuidade nesta tendência de crescimento novas reduções poderão ocorrer no futuro.
Confira todos os novos valores e os percentuais de redução nas tabelas a seguir:
- Comandantes:
http://www.asagol.com.br/files/diretorio/pit_ppcm/PIT_PPCM_CMTv2.pdf
- Copilotos:
http://www.asagol.com.br/files/diretorio/pit_ppcm/PIT_PPCM_COPv2.pdf
- Comissários:
http://www.asagol.com.br/files/diretorio/pit_ppcm/PIT_PPCM_CMSv2.pdf
PROJETO DE ALTERAÇÃO - PLANOS PIT/PPCM
Com a possibilidade de revisitarmos os critérios do regulamento vigente está em elaboração um projeto de alteração no qual você também pode opinar, dando sua contribuição na elaboração das tabelas e no aprimoramento dos Planos PIT/PPCM. Basta enviar suas sugestões até o dia 15 de março para o email asagol@asagol.com.br.
As propostas recebidas serão avaliadas tecnicamente pela Diretoria da ASAGOL visando sua posterior deliberação em Assembleia já agendada para o dia 9 de abril.
Portanto, envie suas sugestões e solicite com antecedência sua folga para participar da Assembleia. Tome parte nas decisões referentes ao futuro deste importante benefício!
ASAGOL REÚNE-SE COM DIRETORIA DA GOL
As Diretorias da GOL e da ASAGOL encontraram-se na última semana em São Paulo para sua primeira reunião do ano.
Estiveram presentes os Cmtes. Quito e Sérgio Netto pela GOL, e os Cmtes. Tulio, Renato Costa, Fábio Goldenstein e o Copiloto Tiago Bertalot pela ASAGOL
A escala de voo recebeu especial atenção, tendo sido destacado pela GOL a continuidade do trabalho realizado pela Consultoria BCG, que deve perdurar por mais um ano com resultados práticos a serem implementados já durante o decorrer de 2015.
Tema correlato dentro da organização da malha, a Ponte Aérea também recebeu destaque. Em vias de ver criado seu grupo fixo, o que deverá ocorrer durante o segundo trimestre, foi dado enfoque à definição do modelo de remuneração dos tripulantes.
Conforme explicado pelos Cmtes. Quito e Sérgio Netto, a GOL está trabalhando na escolha do melhor formato tendo em vista o equilíbrio salarial entre o futuro grupo da Ponte Aérea e os demais tripulantes.
Ainda dentro do tema malha aérea, o ganho de eficiência através do uso misto da frota de 737-700 e 737-800 foi abordado pela ASAGOL. A união das malhas das duas aeronaves demandaria a inclusão do quarto comissário nos trechos operados pelo 737-700, custo fixo que no entendimento da ASAGOL poderia ser diluído com o aumento da produtividade das tripulações e a consequente redução do custo total da operação. A mudança passará por estudo de viabilidade pela empresa, não havendo ainda um prazo para conclusão dos trabalhos.
As bases entraram na pauta com a situação das transferências do Rio para São Paulo, com a empresa destacando a necessidade de contrações para a Base RIO e a criação da Base BSB.
Segundo a GOL a Base RIO está aquém do seu ponto de equilíbrio em relação a copilotos, impossibilitando a colocação em prática da transferência dos tripulantes do Rio que desejam ir para São Paulo. A empresa ressaltou que as novas admissões de tripulantes previstas para este ano serão direcionadas para a base RIO e, atingido-se o equilíbrio, haverá espaço para transferências.
Já a Base BSB está em vias de ser implementada, com início previsto para abril. Em princípio 14 tripulações técnicas serão utilizadas na base e as transferências já começaram. A estas serão adicionados 60 comissários.
Voltando ao Rio de Janeiro, a segurança dos tripulantes nos deslocamentos noturnos no entorno do aeroporto Santos-Dumont também foi abordada, com a GOL informando que algumas propostas estão sendo estudadas para mitigação de riscos como o aumento na frequência e a utilização de veículos menores. Também ficou definido que a ASAGOL e os tripulantes representantes de operações em cada base trabalharão em conjunto buscando soluções para a falta de estacionamentos nos aeroportos, especialmente nas bases RIO e SAO.
A ASAGOL ainda aproveitou o encontro para informar à GOL que irá contribuir tecnicamente com o SNA na comissão paritária que tratará das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho junto ao Tribunal Superior do Trabalho.
ASAGOL PRESENTE EM EVENTO DO CENIPA
A ASAGOL marcará importante presença na IV Jornada Latino Americana de Fatores Humanos e Segurança Operacional, evento a ser realizado pelo CENIPA em Brasília no mês de abril.
Durante o encontro o Cmte. Tulio Eduardo Rodrigues, Diretor da ASAGOL, apresentará estudo elaborado pela ABRAPAC com o qual contribuiu na parte estatística, intitulado "Correlação dos prognósticos do FAST (Fatigue Avoidance Scheduling Tool) com relatos de fadiga de pilotos da aviação civil brasileira".
O evento possui inscrição gratuita e acontece nos dias 16 e 17 de abril, estando a apresentação do Cmte. Tulio agendada para o dia 17 às 13h30.
Saiba mais e inscreva-se em
http://www.jornadadefatoreshumanos.com.br.
NOVA PARCERIA ASAGOL
Associado ASAGOL agora tem desconto na academia Bodytech Indianópolis. São 15% de desconto no Plano Fitness ou Plano Fitness Pilates, e 50% de desconto na matrícula.
Conheça nosso mais novo parceiro! Para maiores informações, entre em contato com a Bodytech no telefone 11 3053-2880.
CONFRATERNIZAÇÃO ASAGOL
A ASAGOL encerrou o mês de fevereiro com uma confraternização na última sexta-feira (27/02).
Em clima de descontração, entre às 16h e 18h Diretores, Associados e funcionários reuniram-se na sede da Associação para um bom bate-papo. O assunto? Aviação... e alguma outra coisa!
Comments