Por Andressa Diniz
Analista de Bem-Estar da ASAGOL
Os casos de sarampo no Brasil estão aumentando nos últimos três meses. Só no estado de São Paulo foram confirmados 484 casos, sendo 75% na capital paulista, um dado preocupante para a nossa população.
Desde 2018 o país tem sofrido surtos da doença, conforme matéria publicada pelo G1, os primeiros casos dos surtos tomaram grande proporção no ano de 2018 e as causas estão atreladas a vinda dos venezuelanos para o Brasil, o desconhecimento do calendário de vacinação para adultos e idosos, o medo dos efeitos colaterais da vacina e a falsa ideia do controle das de que epidemias como essa estejam sob controle.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda e viral, altamente contagiosa, podendo ser contraída por indivíduos de qualquer idade1 e 2.
Transmissão²:
Sua transmissão é de forma direta, por meio das secreções expelidas ao falar, respirar, tossir e espirrar. A fase mais crítica do contágio é dois dias antes e dois dias após o início das erupções na pele.
Sintomas²:
Febre Alta;
Dor de cabeça;
Tosse;
Coriza;
Manchas avermelhadas pelo corpo;
Conjuntivite;
Manchas brancas na boca.
Prevenção / Tratamentos ¹-²:
Para a prevenção é necessário estar com a vacinação em dia, e quem já se vacinou com as doses tríplice e tetra está imunizado;
É recomendável a administração de vitamina A em crianças acometidas pela doença para reduzir casos graves e fatais.
Em São Paulo, a Secretária do Estado de Saúde irá realizar, até o dia 16 agosto, campanhas de vacinação nos postos de saúde, promovendo a imunização de jovens com idade de 15 a 29 anos.
Mais informações sobre os pontos de imunização poderão ser obtidas aqui.
Referências:
Comments