top of page

ANAC convida aeronautas para discutirem futuro RBAC sobre FRMS


Os Aeronautas, representados por especialistas do SNA, ABRAPAC, ASAGOL e ATT estiveram reunidos na última sexta feira (13/11/15) com a Gerência de fatores Humanos da ANAC no Rio de Janeiro para discutir aspectos do futuro RBAC sobre FRMS.


Os técnicos da agência explicaram aos aeronautas os trâmites internos para a publicação de normativas, salientando que nesse caso em específico aguardam a finalização do processo legislativo que atualmente tramita na Câmara dos Deputados (futura Lei do Aeronauta) para em seguida iniciar o processo de construção do respectivo RBAC.


Os aeronautas agradeceram pelo convite e aproveitaram a oportunidade para expor aos técnicos da agência sua visão para um modelo que fortaleça os aspectos de segurança e que seja sustentável e adequado para a realidade brasileira. Também apresentaram diversos resultados sobre fadiga de tripulantes obtidos em experimentos recentes realizados no Brasil e no resto do mundo.


Por fim, levaram ao conhecimento da ANAC, um estudo inédito baseado no modelo biomatemático SAFTE-FAST (produzido através da parceria com a USP e o IBR - Institutes for Behavior Resources), onde demonstraram algumas análises de risco (ainda em versão preliminar) a respeito de limites de jornada e cenários típicos de programações de voo nas escalas dos tripulantes.


O estudo será enviado formalmente para a Agência e publicado para comunidade aeronáutica em breve, fornecendo uma abordagem científica baseada no modelo SAFTE-FAST para o gerenciamento do risco da fadiga na aviação civil brasileira.

Comments


logo instagram .png
bottom of page