Em comunicado oficial, a Boeing informou na quinta-feira (16) ter finalizado a campanha de testes com o software atualizado do MCAS.
Ao todo foram realizados 207 voos de avaliação, somando mais de 360 horas, e no momento a fabricante está, a pedido da FAA, fornecendo informações adicionais e detalhadas sobre como os pilotos interagem com o software em diferentes cenários.
"Tendo a segurança como nossa prioridade, nós completamos todos os testes técnicos de voo para a versão atualizada do software e estamos nos preparando para o voo final de certificação", afirmou o Presidente da Boeing, Dennis Muilemburg.
À atualização do MCAS a Boeing também está acrescentando novos programas de treinamento e material educativo. Ainda não há, no entanto, uma data divulgada para o voo de certificação ou uma previsão de retorno da aeronave às operações.
Cabe ressaltar que as principais companhias aéreas dos Estados Unidos, dentre elas a Southwest Airlines, maior operadora do 737 MAX, optaram por estruturar suas malhas sem a aeronave até, pelo menos, a metade de agosto.
Mudanças no MCAS
Veja a seguir quais são os níveis adicionais de proteção para o software do MCAS, divulgados até agora pela Boeing:
Os sistemas de controle de voo irão comparar as informações de ambos os sensores de AOA, e em caso de divergência de 5.5 graus ou mais (com os flaps recolhidos) o MCAS não irá ativar. Os pilotos serão alertados por meio dos displays na cabine.
Quando o MCAS ativar em condições "non-normal", ele irá atuar uma única vez para cada evento de AOA elevado. Não existem situações conhecidas ou vislumbradas de falha onde o MCAS irá atuar com múltiplos ajustes.
O MCAS jamais poderá comandar um ajuste de estabilizador maior do que aquele que os pilotos possam contrapor puxando a coluna do manche. Os pilotos continuarão podendo sobrepujar o MCAS e controlar manualmente a aeronave.
A nota publicada pela Boeing pode ser lida em https://boeing.mediaroom.com/news-releases-statements?item=130434, e as informações sobre as mudanças no MCAS estão disponíveis em http://www.boeing.com/commercial/737max/737-max-software-updates.page.
Commentaires