Nesta data, 24 de fevereiro, é comemorado o Dia do Piloto de Helicóptero. Apesar de ser um dia festivo, sua celebração tem origem trágica e heróica. No ano de 1972, o Edifício Andraus, localizado na Av. São João, no centro de São Paulo, teve um enorme incêndio causado por uma falha elétrica.
Em pouco tempo, o prédio já estava consumido por fogo, não havendo nenhuma saída possível. Assim, para fugir da fumaça, a maioria das pessoas correu para a cobertura do edifício. Lá, encontraram um grupo de 12 pilotos e seus helicópteros, voando para salvá-los.
📷 Foto: Agência Estado
O incêndio, que já tomava proporções gigantescas, chamou a atenção do comandante Walmir Sayão, que fazia um voo de vistoria na região em um helicóptero Hiller FH 1100. Foi ele quem deu início a uma das operações mais complexas envolvendo helicópteros no Brasil.
📷 Fotos: Pinterest
Com o passar do tempo, aviadores eram informados do que estava acontecendo, acarretando num aumento no número de voluntários e aeronaves disponíveis. Os 12 pilotos que fizeram parte da operação resgataram cerca de 500 pessoas da cobertura do Edifício Andraus.
Em depoimento, eles contaram que a operação foi dificílima: a fumaça atrapalhava a visibilidade e o calor fazia com que os motores perdessem força.
🎥 Acervo Globo
Esta é a lista dos pilotos e das aeronaves que participaram do resgate no Edifício Andraus:
Comments