top of page
FADIGÔMETRO
SOBRE O PROJETO
Este projeto pioneiro no mundo tem como objetivo a criação de um banco de dados sobre o estado de alerta das tripulações da aviação civil brasileira durante suas jornadas de trabalho.
A equipe do Fadigômetro fará o mapeamento estatístico da fadiga humana através de software numa amostra de conveniência da aviação civil brasileira, promovendo a identificação de perigos relativos à degradação do desempenho cognitivo, assim como determinando a exposição ao risco no modal aéreo brasileiro segundo as escalas de trabalho dos aeronautas.
O projeto contemplará também a propositura de métodos para a análise do risco da fadiga e estratégias para sua mitigação.
COMO PARTICIPAR
Os dados serão obtidos através do envio espontâneo e anônimo das escalas de voo para uma plataforma web que irá armazenar os arquivos e convertê-los para um formato padrão compatível com o software de gerenciamento de fadiga humana SAFTE-FAST (Sleep, Activity, Fatigue, and Task Effectiveness – Fatigue Avoidance Scheduling Tool). O algoritmo é baseado em um modelo biomatemático que leva em conta o processo homeostático, ritmos circadianos associados à atenção/vigília e à inércia do sono.
Os aeronautas interessados em participar devem se cadastrar diretamente no site do Fadigômetro.
O Fadigômetro é um projeto financiado e desenvolvido numa parceria entre o ABRAPAC, ASAGOL e ATL. O Projeto também conta com a colaboração do Instituto de Física, Instituto de Biociências e Faculdade de Saúde Pública da USP.
Para saber mais sobre o Fadigômetro, entre em contato com a ASAGOL pelo telefone 11 94978-8949 ou pelo email safetyasagol@asagol.com.br, ou acesse www.fadigometro.com.br.
bottom of page